CAMINHOS
Jadranka Andjelic e
Ana Teixeira
[BRASIL]

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Categorias

Oficina

Data

10 - 12/NOV

Hora

09H - 13H

Local

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES, Rua Joana Angélica, 63 - Ipanema

Ingresso

ENTRADA FRANCA

DOIS OLHARES SOBRE TREINAMENTO E PESQUISA DO ATOR

A Oficina propõe dois olhares para o treinamento dos atores e preparação de seu corpo físico, emocional e mental para ação, reação e criação no processo do seu desenvolvimento. Duas diretoras-pedagogas compartilham a escolha de trabalhar com atores em um campo de pesquisa e contínuo desenvolvimento dos olhares em direção aos processos que permeiam o trabalho do ator. Ambas vão oferecer técnicas e exercícios provenientes de suas práticas artísticas e tradições teatrais das quais fazem parte: Laban, Decroux, teatro e dança oriental (Ana Teixeira) tradição teatral Leste Europeu, pesquisas da antropologia teatral (Jadranka Andjelic).

Jadranka Andjelic, diretora da Sequência Cênicas. Vinda da tradição teatral do Leste Europeu e pesquisas da antropologia teatral com o ODIN Teatro e Torgeir Wethal (1990–1994) e na ISTA – International School of Theatre Antropology de Eugenio Barba, em 1996 e 1998. No Brasil dirigiu: Memórias do Pequeno Circo (2014); Catadores de Sonhos – Utopia com atores e alpinistas (2011) – Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz; Cidade IN/Visível (2010) – Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Fundadora de Teatro Dah-Centro de Pesquisas Teatrais na Sérvia. Diretora Artística: MAPA-Academia Móvel de Artes Cênicas, Sérvia/Holanda, 2007/2008 e Festival INFANT 2009 e 2010/Sérvia. Apresentou seu trabalho em turnês pela Europa, Brasil, Groenlândia, Marrocos, Mongólia e Inglaterra, Nova Zelândia, Singapura e EUA. É Curadora e Diretora Geral do MULTICIDADE –Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas.

Ana Teixera é pedagoga, fundadora e diretora do Amok Teatro. Especializada no sistema Laban de movimento, fez parte do corpo docente do Curso de Formação de Bailarinos no Centro de Estudo do Movimento e Artes – Angel Vianna (1980–1989). Na França (1989-1996), formou-se na Escola de Mímica Corporal Dramática de Paris (Etienne Decroux) e integrou a Cia. Théâtre de L’Ange Fou. Estudou no Institut d’Etudes Théâtrales Sorbonne Nouvelle/Paris III e especializou-se no teatro do Extremo Oriente. Em Bali estudou o teatro Topeng e dança clássica balinesa e No Myanmar, dança siamesa. No Amok Teatro, diretora de Cartas de Rodez -Prêmio Shell de direção, Prêmio Mambembe de melhor espetáculo, O Carrasco- o Prêmio Governo do Estado do Rio de Janeiro de melhor espetáculo, Salina – A Última Vértebra – Prêmio Shell Inovação e o Prêmio de melhor figurino, Macbeth, Savina e o “Trilogia da Guerra”: O Dragão, Kabul e Histórias de Família, com circulação por 68 cidades brasileiras.