Oficinas / Inscrição

port | eng

A LINGUAGEM DA MEMÓRIA

Cristina Castrillo (Suíça)

de 1 a 3 de novembro 2015
Horário: 9:00 às 13:00

A Linguagem da Memória”. O elemento-chave, essencial para toda a obra do teatro de Cristina Castrillo é a “memória” que não se refere apenas ao que se lembra ou se pensa lembrar, mas sim bem dirigida a essa rede particular de dados, muitas vezes imperceptíveis, através dos quais uma emoção aparece, uma reação orienta o movimento. A “memória não como uma representação dos fatos”, mas acima de tudo como uma desconhecida geografia pessoal com a qual e na qual nos manifestamos, atuamos, representamos e transmitimos. A união de valores determinantes como o exercício da memória física e o desenvolvimento da memória emocional, juntamente com a determinação do ator como o pino central do ato criativo, são os parâmetros em que todo o trabalho de Cristina se desenvolve. Bruna Gusberti ministra a parte vocal.
www.teatrodelleradici.net
máx. 15 participantes
INSCRIÇÃO ENCERRADA!

 

O CORPO EM AÇÃO

Violeta Luna (México)

de 1 a 3 de novembro 2015
Horário: 9:00 às 13:00

O workshop é destinado a estudantes e profissionais de arte, arte performática, vídeo, teatro ou dança interessados na arte / ação (arte da performance).
Os participantes irão usar seu corpo como um território para criar e desenvolver ações baseadas em sua complexidade pessoal da memória, da identidade, significado individual e social de gênero, raça e sexualidade. Alguns dos tópicos abordados são: O corpo – exercícios experimentais, presença e energia interna; Espaço -relação com o ambiente, intervenção do espaço público e privado; O tempo – real, imaginário e ritual; Ação – criação, reação, estímulos reais e fictícios, a interação com o público e utilização de objetos comuns.
http://www.violetaluna.com/
máx. 15 participantes
INSCRIÇÃO ENCERRADA!

 

KOSHI OU NÃO KOSHI

oficina, Koshi oi nao koshi ana_wolfAna Woolf (Argentina)

de 4 a 6 de novembro 2015
Horário: 9:00 às 13:00

Os pés que pensam e a cabeça que dança’. A oficina se baseia no desenvolvimento de diferentes exercícios físicos e vocais pertencentes a técnicas orientais e ocidentais. A partir do corpo, se buscam conceitos teóricos tais como presença, energia de ação, ação e organicidade. Se busca também explorar diferentes qualidades de energia e aprender de que maneira podemos torná-las funcionais, manipuláveis e disponíveis para o trabalho do ator. O trabalho proposto falará apenas de espaço e respiração, de ação, de cabeça dançante e de pés disponíveis.
www.anawoolf.com.ar
máx 15 participantes
INSCRIÇÃO ENCERRADA!

 

TEATRO E IMAGEM

André Luiz Lima e Paola Luna (Brasil)

de 4 a 6 de novembro 2015
Horário: 9:00 às 13:00
A capacidade de estimular planos paralelos de percepção, atravessando com a imagem o espaço “teatral”, incorporando formas criativas de expressão com a proposta do olhar humano sobre o ambiente, o outro e si mesmo. A imagem e a Identidade em confronto. Proporcionar e estimular o potencial expressivo através da imagem e do processo criativo do ator, a partir da reflexão sobre o tema Gênero, criando oportunidades concretas de reflexão, estimulando uma maior consciência de si e do outro, dos mecanismos sociais e culturais que influenciam as nossas construções de significado e de nossas visões de mundo. A oficina destina-se à profissionais e estudantes de todas as áreas, como Artes visuais, Cênicas, Fotografia entre outras e, todos que desejam aprimorar a criatividade, o autoconhecimento e a relação com o outro.
A proposta e que os participantes levem câmeras fotográficas ou filmadoras, caso possuam, independente do formato, todas serão bem vindas!
máx. 15 participantes
INSCRIÇÃO ENCERRADA!

 

TEMOS UMA QUESTÃO!

Helen Varley (Nova Zelândia)

de 2 a 6 de novembro 2015
Horário: 9.00 às 16.00 (OBS: almoço 13:00 às 14:00)

A oficina focaliza o uso criativo da tecnologia nas artes performáticas. Arte digital, on-line performance – cyberperformance, conduzida por Helen Varley Jamieson para alunos das áreas não só artística, mas também de informática. A partir de um tema escolhido- a polução d’água no Rio de Janeiro, se construirá com os participantes a cyberformance “TEMOS UMA QUESTÃO!” que será apresentada no Festival. Os participantes da oficina irão desenvolver e apresentar a performance com Helen Varley Jamieson e os colaboradores on-line Gabriella Sacco (Itália / Holanda), Elaine van Hogue (EUA), Miljana Peric (Sérvia), Vicki Smith (Aotearoa Nova Zelândia) e Letícia Casthilo (Brasil).

www.wehaveasituation.net
máx. 10 participantes

INSCRIÇÃO ENCERRADA!

Anúncios